Florianópolis / SC, Mon Sep 25 17:30:32 BRT 2017.

O Programa de Educação Fiscal oportuniza a população a participar da gestão pública através do acesso à informação e da transparência.

Agenda de Eventos

Notícia

Escoteiros firmam convênio com estado visando Educação Fiscal

(Thu Mar 30 00:00:00 BRT 2017)

300317143329cfakepathconvenio_secretaria_de_estado_da_fazenda.jpg

A Educação Fiscal está associada ao conhecimento dos direitos e deveres de cada cidadão, ao exercício pleno de sua cidadania e em favor de uma melhor qualidade de vida para si, sua família e toda a população. Pensando nisso, os Escoteiros de Santa Catarina firmaram acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda. O termo foi assinado no dia 25 de março, durante o 23º Congresso Escoteiro Estadual, realizado em Joinville.

Pelo convênio, as duas instituições deverão desenvolver ações conjuntas de educação fiscal que contemplam os seguintes eixos: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos. O Estado irá promover programas e campanhas de esclarecimento, auxiliar na capacitação de técnicos e membros de grupos envolvidos com o programa, fornecer materiais pedagógicos e outras atividades diretamente ligadas à área.

Já os Escoteiros de Santa Catarina, deverão promover a divulgação do Programa de Educação Fiscal, incentivar a classe contábil a participar das ações do programa e ceder espaço físico para capacitações, quando for o caso, além de outras ações secundárias. “Nosso objetivo com essa parceria é agir como facilitadores e incentivadores do Programa de Educação Fiscal entre os jovens e adultos do movimento escoteiro, pois o cidadão precisa compreender o papel do Estado, seu financiamento e sua função social, para que domine os instrumentos de participação popular e controle do gasto público”, enfatizou o diretor regional de Projetos dos Escoteiros de Santa Catarina, Mark Caldeira.

A Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação, fiscalização, pagamento, contabilização e controle dos recursos públicos estaduais, além da elaboração e execução do orçamento e gerenciamento da dívida pública. Entre suas atividades junto à sociedade está o desenvolvimento de programas de formação da cidadania.

Outras informações sobre a parceria firmada entre os Escoteiros de Santa Catarina e a governo do Estado, podem ser obtidas pelo e-mail: secretaria@escoteirossc.org.br

Texto: Cleusa Varnier Frese | Diretora de Imprensa

Imagens: Arquivo Escoteiros de Santa Catarina

Fonte: Escoteiros do Brasil


Copyright © Educação Fiscal 2013 | Site oficial do Programa de Educação Fiscal - Santa Catarina